.

Terapia da Linha do Tempo?

A Terapia da Linha do Tempo foca-se na forma como o paciente estrutura internamente as suas experiências e interpreta a realidade. A TLT é uma terapia que produz resultados rápidos, contribuindo para transformações profundas e duradouras.

Como surgiu?

A TLT surgiu em 1985, quando os professores de Filosofia Tad James e Wyatt Woodsmall começaram a experienciar o uso de linhas do tempo para favorecer mudanças pessoais. Durante estas experiências, os professores, juntamente com os seus colaboradores, desenvolveram pela primeira vez um processo terapêutico usando o sistema interno linear de organização das memórias (isto é, a capacidade das pessoas identificarem as suas próprias linhas de tempo), publicando, em 1988, o livro Time Line Therapy and the Basis of Personality.

A TLT desenvolve-se a partir de 7 técnicas para:

  1. Identificar a linha do tempo. A linha do tempo é uma representação dos acontecimentos marcantes na vida de uma pessoa. A partir da linha do tempo, é possível interpretar como uma pessoa vê, sente e interpreta aspetos da sua vida emocional.

  2. Identificar a causa raíz de um problema. A causa raíz é definida como o principal evento relacionado com o problema. A causa raíz não é uma experiência traumática, não é consciente e não é lembrada durante a terapia. A TLT permite sua identificação e transformação.

  3. Dissipar emoções. A “limpeza” de cada causa raíz reestrutura e elimina, de uma só vez, todas as emoções da mesma natureza acumuladas nas memórias do cliente.

  4. Neutralizar crenças e decisões limitantes. As dificuldades pessoais, comportamentos disfuncionais e atitudes limitantes apoiam-se em decisões e crenças geralmente inconscientes. A TLT permite o acesso direto aos pontos de origem dessas crenças e decisões e a sua imediata “desconstrução”.

  5. Mudar a linha do tempo. Inúmeros estados pessoais desconfortáveis, condutas ineficazes e limitações advêm dos “desenhos” das linhas do tempo. Alterações nas linhas do tempo produzem mudanças profundas na maneira de sentir e reagir à própria história do cliente e na maneira de ele lidar com a vida ao seu redor.

  6. Depurar e realinhar valores. A TLT elimina bloqueios internos de cada valor e promove o alinhamento e consistência interna do conjunto de valores que rege cada área da vida e a vida como um todo de um cliente. O resultado é o aumento significativo da harmonia e equilíbrio e a maior capacidade de realizar projetos pessoais.

  7. Instalar eventos no futuro. Permite que objetivos e metas sejam interiorizados de forma inconsciente na mente do cliente. Ao contrário de alguns métodos tradicionais que requerem tratamento contínuo, a TLT é normalmente realizada uma só vez para produzir os mesmos efeitos (e por vezes até mais significativos) no alcance de objetivos do cliente.

A nível de resultados, a TLT permite:

  1. Rápida dissolução de emoções negativas. O tempo médio de tratamento é de cerca de 30/45 minutos aproximadamente.
  2. Tratamento de experiências traumáticas e dolorosas e experiências sem o reencontro ou revivência da memória do evento. Experiências dolorosas e origens de medos intensos podem ser tratados de forma suave, uma vez que as causas raízes não são eventos traumáticos. Os resultados desses tratamentos são rápidos.
  3. Alcance de estados de bem estar em poucas sessões. Geralmente, são registadas mudanças pessoais com um mínimo de ações, graças à precisão das intervenções terapêuticas da TLT.
  4. Suporte efetivo no desbloqueio de causas emocionais no tratamento de disfunções físicas e orgânicas.
  5. Identificação facilitada dos bloqueios, sua origem e tratamento, no caso de limitações em qualquer área da vida: incapacidade de alcançar objetivos, estados emocionais negativos persistentes, memórias persistentes e outras condições.
  6. Desbloqueio de processos terapêuticos desafiadores. A TLT permite a possibilidade de mudanças pessoais em clientes que já tentaram outros tipos de processos terapêuticos que não surtiram efeito anteriormente.
  7.  Orientação para a vida futura, onde valores, objetivos, metas e condutas podem ser reestruturados e alinhados, aumentando a probabilidade de alcançar a “vida ideal”. Os efeitos positivos da terapia tendem a extrapolar o foco terapêutico e alcançar diversas áreas da vida pessoal.

Quando recorrer a TLT?

No caso de existir acúmulo de memórias e experiências de vida como sentimentos de raiva, tristeza, medo, magoa, culpa, frustração, traumas antigos, crenças negativas, decisões limitadora entre outros.

Entre em contacto

Viver a vida na sua plenitude é uma escolha

LOcal

Rua dos Soeiros 318 A Lisboa

telefone

935 305 870