Sucesso profissional, relacionamento amoroso harmonioso, boa relação familiar, amigos de verdade, sabedoria para educar os filhos, realização financeira, conexão com o divino, energia, saúde… Estes são alguns dos ideais que acompanham a nossa jornada.
É possível que esteja agregada a esses ideais. Contudo, se essas áreas da vida não estão equilibradas, irão refletir noutros aspectos, prejudicando os seus objetivos e a sua rotina de vida. Agressividade, taquicardia, insónia, culpa, insegurança e baixa auto-estima são alguns dos “bónus” que recebemos por não termos consciência da importância do equilíbrio emocional na nossa vida pessoal. Obviamente é um dos maiores desafios, se não o maior desafio da vida da mulher moderna: encontrar o seu centro, o seu ponto de equilíbrio e balancear as principais áreas da sua vida.
- Vida social
- Espiritualidade
- Relacionamento amoroso
- Amizade
- Hobby
- Dinheiro
- Saúde
- Auto-imagem
- Carreira
- Equilíbrio emocional
- Contribuição
- Família
- Desenvolvimento
Eu diria que o segredo para se ter mais produtividade, criatividade e satisfação é ter essas áreas da vida minimamente equilibradas.
Ao longo do meu processo, fui adquirindo algumas ferramentas que me permitiram centrar. Cada vez que a vida me apresenta novos desafios e as minhas sombras ganham força, volto ao meu eixo, aplicando novamente tudo o que foi e é de grande valor na minha desconstrução e que ainda hoje me ajuda a construir a Cristiane que tanto procuro ser.
Respirar quando não se consegue pensar, agir com assertividade
Para começar, parece um pouco simplista, mas respirar antes de agir é o primeiro passo para se atingir o equilíbrio emocional. Procure sempre refletir antes de dar uma resposta ou tomar uma decisão e respire fundo antes de resolver conflitos.
Isso evita que você julgue a situação de cabeça quente, o que não significa pensar demais. É preciso saber discernir quando é hora de analisar e quando é o momento de se decidir. A meditação é uma excelente alternativa para alcançar o equilíbrio, aquietar o pensamento e as emoções.
Ser grata e reconhecer de onde partimos, onde chegamos, o que construímos até aqui…
Agradecer é um exercício. Nem sempre é fácil identificar motivos para ser grata, mas à medida que se percebe o quanto é importante reconhecer e agradecer a vida que temos, clarifica onde queremos chegar. É transformador reconhecer que temos algo a agradecer no final de cada dia. Esse processo passa a ser natural, renova a auto-estima e modifica a percepção de nós mesmas, do outro e do mundo.
Ser grata não é só dizer obrigado. É sentir e abrir-se para receber e permitir-se ser merecedora.
Viver emoções sem julgamentos
É possível gastar-se muita energia a reprimir ou a esconder um sentimento, acabando por se refletir de modo bastante negativo no bem-estar. Atingir o equilíbrio emocional também tem que ver com se permitir sentir as emoções.
Para não perder o rumo, o segredo é manter os sentimentos e a razão sempre conectados de forma harmoniosa. Permitir-se viver as emoções é uma questão de prática. Assim, o melhor é tomar decisões baseadas no raciocínio e dosar os sentimentos até atingir o equilíbrio.
Buscar soluções simples
Às vezes, para o problema mais difícil, a solução é a mais simples. Pode ser complicado perceber isso à primeira vista, mas é importante abrir-se a todas as possibilidades, para que sejam criadas alternativas, novos enfoques e outras maneiras de encarar as adversidades.
Se você não consegue ter essa visão, existem alternativas e pessoas profissionais que podem auxiliar você a enxergar os acontecimentos de forma mais objetiva.
É necessário prestar atenção ao que acontece à sua volta e também às pessoas que a rodeiam.
Manter a mente positiva
Pode parecer um clichê, mas o pensamento positivo é capaz de grandes feitos, simplesmente por aumentar a nossa capacidade de perceber melhor as possibilidades mais imediatas. Isso, contudo, não quer dizer que se deve fechar os olhos diante dos problemas.
Diante da vida, é preciso manter o foco naquilo que pode ser resolvido de forma objetiva e desembaraçada. Pensar com positivismo aumenta as possibilidades de sucesso nas suas demandas, traz alívio e conforto sentimental, por ser algo que impulsiona a mente para a tomada de decisões acertadas.
De modo geral, encontrar o equilíbrio emocional na vida é sinónimo de alcançar a saúde física e mental. Retomar as rédeas da própria vida e a forma de se relacionar com os outros exige meditação, autoconhecimento e consistência. Por isso, não tenha medo de errar, sentir e, muito menos, de recomeçar. Todos os dias é um recomeço, uma nova chance, uma nova oportunidade.
Cristiane Perceliano