You are currently viewing Personalidade

Personalidade

Hoje vamos refletir sobre personalidade, como ela pode impactar nas relações pessoais e profissionais.

Saber qual é o seu tipo de personalidade pode ajudar a fazer escolhas assertivas. Para isso, é preciso conhecermo-nos: saber quem somos, como funcionamos e termos a segurança necessária para viver com mais fluidez.

Só sabemos se queremos mudar algo menos bom na nossa personalidade quando sabemos quem somos. As virtudes e “defeitos” fazem parte de ser humano e para perceber se precisa mudar algo, se existe algum excesso que reduz a sua qualidade de vida, mergulhar no autoconhecimento é o caminho.

Podemos ter várias características de diferentes tipos de personalidade, mas certamente haverá uma que se destaca e com a qual você se identifica mais.

Deixo em formato de cores um reflexão para descobrir qual é o seu tipo de personalidade:

Azul Analítico (Pontos negativos: crítica, indecisa, tacanha, fastidiosa, moralista. Pontos positivos: diligente, atenciosa, persistente, exigente, metódica.)

Amarelo Inspirador (Pontos negativos: manipuladora, temperamental, indisciplinada, contraproducente, egoísta. Pontos positivos: inspiradora, estimulante, entusiasta, emocionante e extrovertida.)

Vermelho Dominante (Pontos negativos: mandona, rígida, difícil, dominante, dura. Pontos positivos: motivada, independente, ambiciosa, determinada, eficaz.)

Verde Estável (Pontos negativos: teimosa, incerta, submissa, dependente, estranha. Pontos positivos: solidária, respeitosa, prestável, confiável, agradável.)

Gosto de olhar para as sombras com uma lanterna para identificar a luz, por isso para cada característica que nos vêem existe a forma com a qual nos vemos. Acredito que até as características e comportamentos menos bons têm uma intenção positiva.

Sugiro que faça um exercício de consciência: refletir, respirar, ponderar prós e contra. Coloque mesmo no papel e avalie se a imagem que você está a passar a beneficia ou a prejudica.

Um beijo com respeito;

Cristiane Perceliano

Deixe um comentário