You are currently viewing Foi “acusada” de ter tempo ocioso a mais no seu trabalho?

Foi “acusada” de ter tempo ocioso a mais no seu trabalho?

A palavra ocioso significa que a pessoa está em estado de ócio. Ou seja, que não tem ocupação, que não está a fazer nada no momento, que não está a trabalhar, muito menos a trazer produtividade.

Você já se questionou o que lhe causa o ócio no seu ambiente de trabalho? 

Existem várias situações podem causar o ócio no trabalho. Por mais que a empresa mantenha os processos equilibrados e as atividades distribuídas, é inevitável que os colaboradores caiam no ócio de vez em quando.

Por vezes, depender da decisão de outras pessoas, pode ser um estímulo para o ócio se instaurar. A tarefa pode ser simples, não há dificuldade na execução, apenas complexidade do que precisa ser feito.

Aproveite essas oportunidades para fazer algo produtivo. Impeça que essa lacuna de espera estrague a sua reputação na empresa.

Deixo alguma dicas de como você pode otimizar melhor sua vida laboral de forma a não cair no ócio:

Resolva as pendências. Usar o tempo livre para rever algumas questões que ficaram em stand-by é uma excelente forma de colocar as tarefas em dia e manter as atividades organizadas. Verifique se existe alguma tarefa pendente e aproveite para fazê-la. Se for o caso, ajude o colega para que ele termine as tarefas com êxito e excelência. O ócio pode ser uma ótima oportunidade para ser solidário e gentil com os demais colegas de trabalho. 

Planeie suas atividades. Aproveitar o tempo ocioso no trabalho para planear outras tarefas é outra forma de manter suas demandas organizadas. Para isso, liste as tarefas que deverão ser realizadas, distribuindo-as conforme as prioridades. Use post-its para organizar e planear as tarefas. Isso contribuirá com o bom andamento das atividades que dependem de você. 

Busque conhecimento profissional. Procure usar o tempo livre no trabalho para buscar mais conhecimentos na sua área. Leia livros, procure notícias em fontes confiáveis, faça pesquisas e mantenha-se informado. Usar o seu tempo ocioso para estudar e alimentar o conhecimento nunca será uma atividade perdida. Agindo assim, o seu tempo será melhor aproveitado, além de conseguir novas informações, dados e experiências. Procure ler artigos sobre a sua área profissional, revistas especializadas e entrevistas com profissionais que são destaque no mercado. Se preferir, leve livros para o trabalho e quando o tempo ocioso chegar, aproveite-o para ler. 

Organize seu ambiente de trabalho. Manter seu local de trabalho limpo e organizado permite que seu trabalho e suas atividades sejam mais produtivos. Por isso, usar o seu tempo ocioso para organizar a mesa e as gavetas, por exemplo, é uma excelente ideia. Cuidar do seu ambiente de trabalho e estar atento à organização dos seus objetos, passa mais confiança e credibilidade às pessoas que estão ao seu redor. Portanto, aproveite o tempo ocioso para organizar papeis, limpar a sua secretária, organizar arquivos no computador e deixar tudo que é usado diariamente em bom estado. Isso fará a diferença em suas atividades diárias. 

Relaxe a sua mente e o seu corpo. Se o trabalho tem sido puxado e a cobrança também tem sido expressiva, não há problema algum usar o tempo ocioso para relaxar e descansar a mente e o corpo. Aproveite esse tempo para alongar o corpo, para se movimentar um pouco. Que tal andar para fazer um lanchinho? É importante lembrar que mentes e corpos cansados não produzem. E não conseguem se manter focados nas atividades. O descanso e as devidas pausas são importantes para o bom andamento dos trabalhos. Respeite as limitações e os sinais do seu corpo. Entenda os sinais de cansaço que a sua mente apresenta e descanse. 

Gostou das dicas para ocupar o seu tempo ocioso no trabalho?

Vai até a minha página do instagram @cristiane_perceliano_terapeuta, dê like e deixe a sua sugestão sobre o tema que você quer ler aqui no blogue na próxima semana.

Com carinho,
Cristiane Perceliano

Deixe um comentário