You are currently viewing Amizade: Um presente, uma conquista!

Amizade: Um presente, uma conquista!

Gentileza, descontração, conexão, confiança, riso solto… São presenças confirmadas numa relação de amizade. Ter amigos é maravilhoso, mas como fazê-los, tê-los, mantê-los, numa era em que por vezes as amizades não evoluem para além das telas dos electrónicos e selfies para provar à sociedade o quão popular somos?

Só se aprende mesmo o que é amizade vivendo na íntegra da palavra. Amizade significa criar laços, dar o que o amigo precisa mesmo quando não nos pede. Existe entrega, espontaneamente estamos lá.

Ter amigos traz-nos mais sentido à vida, quando tudo nos parece enfadonho. A presença do amigo quebra a solidão, a insegurança e até mesmo a inércia.

Amigos são essenciais na nossa vida. Amigo é aquela pessoa que nos ouve, sabe o que é importante para nós. É aquela pessoa que nos diz coisas que não queremos ouvir, que nos chama a razão quando necessário. Para mantermos uma amizade é importante sabermos que a amizade é troca, é compartilhar, e não somente uma via de mão única.

Muitas pessoas fazem do amigo uma caixa de escuta e na hora de dar um pouco de si, simplesmente ignoram. O egoísmo maltrata a amizade. Amizade é cedência. É por vezes abrir mão de nós pelo outro. Ser amigo é dar e saber também receber.

O ser humano é um ser social, que precisa trocar e dividir o que sente e deseja. A evolução é certa nessas condições. Essa troca leva ao crescimento pessoal e à realização plena de todo o potencial de alguém. O desenvolvimento cognitivo, social e afetivo tem início desde a nossa infância e continua durante toda a nossa vida através também das amizades,  até o fim…

A amizade pode surgir em qualquer ambiente e é comum, depois de um certo tempo, refletirmos em que momento a amizade se tornou verdadeira. Ter amigos faz bem ao coração.

Proponho-lhe uma reflexão de quem são seus amigos de verdade. Você pode encontrar dificuldade em responder, poderá se espantar ao perceber que talvez os verdadeiros amigos são poucos e que os demais são colegas. Reflita para quantas pessoas você conta abertamente sobre sua vida e que você pode ser verdadeiramente você, sem julgamentos.

Reveja um amigo, telefona, mostre-se presente, disponível, improvise !

Permita o silêncio do seu amigo conversar com o seu silêncio, e sorria com amor e gratidão em ter um amigo do seu lado.  Amizade autêntica é aquela que inclui as duas partes, e todas as partes dessas duas partes.

Com amor e gratidão,

Cristiane Perceliano

Deixe uma resposta