Os 40 anos são um momento de renovação de vida. Já não somos jovens de 20 anos, mas ainda podemos ser jovens de espírito. Temos tudo o que é preciso para viver a melhor fase das nossas vidas: experiência, maturidade, consciência e muitas vezes um desejo de renovação.
Para nós, mulheres, essa nova fase pode ser ainda mais intensa. Estamos mais seguras de quem somos, do que queremos nos relacionamentos românticos e nas amizades. Não precisamos provar nada a ninguém nem temos a necessidade de ser aceites.
Depois dos 40 anos, tudo muda…
A intimidade não é mais uma provação, é fazermos o que gostamos, sem nos preocuparmos com julgamentos. Podemos ler um livro com a intensidade de um momento íntimo, assistir uma série e conversar com a mesma intensidade.
Escolhemos não provar nada ao mundo. Algumas de nós já sofreram uma separação e sabem que têm resiliência. Superamos cisões familiares com a consciência de que a oposição é provisória.
Já descartámos e fomos descartadas. Sabemos que o amor poderá ser pontual e que não vamos decidir pelo outro, muito menos amar por dois.
Cansadas de provar o nosso valor, viver de aparências, sobra-nos excessos perfeitos.
A excentricidade não nos paralisa, queremos mesmo é ser autênticas.
A sensatez se faz presente quando a transgressão nos quer culpar. Já não deixamos para o dia a seguir, resolvemos e ponto.
A nossa beleza é também o nosso estado de espírito, um brilho nos olhos, a elegância dos ideais, sorriso atento e misterioso. Somos mais do que corpos e traços físicos.
Estar inteira para acolher o que a vida tem para nos oferecer, longe da idealização, dentro das possibilidades. A sabedoria de que não existe roteiro a ser cumprido, mapa de intenções e requisitos.
Há a leveza de não explicar mais a vida. A leveza de perguntar para se descobrir diferente, em vez de questionar para confirmar expectativas.
E sim…
🎶“Sorriso bonito Olhar de quem sabe um pouco da vida Conhece o amor E quem sabe uma dor Guardada escondida Por experiência Sabe a diferença De amor e paixão O que é verdadeiro Caso passageiro Ou pura ilusão É jovem bastante Mas não como antes Mas é tão bonita Ela é uma mulher Que sabe o que quer E no amor acredita."🎶
(Música de 👆🏻Roberto Carlos)
Texto: Cristiane Perceliano.