Você já parou para pensar na importância que nós mulheres costumamos dar a higiene física? Quantos banhos você toma por dia? Com excepção do verão, costumamos tomar no mínimo um banho por dia, certo? Vamos ao salão de cabeleireiro cuidar dos cabelos, das unhas, da depilação, investimos em cremes para o rosto e para o corpo…
E a sua higiene mental, qual a atenção que você lhe tem dedicado?
A higiene física é extremamente importante mas se você não faz a higiene mental (não utiliza técnicas para controlar os pensamentos perturbadores, desvalorizar os pensamentos destrutivos antecipados, que provocam um padrão de stress, sofrimento, mágoas, frustrações) de nada adianta a busca do equilíbrio por uma vida de paz. É necessário praticar diariamente a higiene mental assim como a higiene física – você estará sempre em débito consigo.
Provavelmente, não teríamos uma atitude tão afável com uma pessoa que não faz higiene física, não é verdade? Você consegue estar “perto” de uma amiga ou do seu marido quando está com a sua higiene física fora de prazo? O quão é agradável estarmos com a nossa pessoa querida perfumada, não é mesmo?
Você já alguma vez usou um perfume emocional? Com que frequência você faz a sua higiene mental?
Você treina o seu Eu para evitar dores emocionais, como a baixa auto-estima?
Não fique um mês, dois meses sem higiene mental. Não dê importância apenas ao padrão arbitrário de beleza imposto pela sociedade.“A beleza está nos olhos de quem a vê”. Proteja a sua emoção e diminua a sua expectativa. Euforia e depressão caminham lado a lado, tenha atenção.
Experimente ter um caso de amor com você mesma, e ser a pessoa mais importante da sua vida. Salve-se a si e depois aos seus de suporte para que busquem o seu bem-estar, que é individual. Você não vai mudar e muito menos salvar alguém, senão você mesma.
Identifique o que não é seu, críticas, mágoas, ressentimentos.
“Por trás de toda a pessoa que fere, há uma pessoa ferida” não se esqueça.
Proteja a sua emoção, faça a sua higiene mental todos os dias, não deixe o seu Eu ser irresponsável deixando a sua emoção desprotegida.
Todos os dias, dê um passo na sua direção. Escolha uma técnica, um desporto, uma terapia, um livro, um processo de autoconhecimento, para que você realmente possa alcançar uma vida mais leve, fluida e sem dor, com uma emoção equilibrada, saudável, inteligente e divina. Porque a vida é verdadeiramente extraordinária para quem aprende a vivê-la.