O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno comportamental que inclui sintomas como desatenção, hiperatividade e impulsividade.
Os sintomas de TDAH tendem a ser notados em uma idade precoce e podem se tornar mais visíveis quando as circunstâncias da criança mudam, como quando eles começam a freqüentar a escola, por exemplo. A maioria dos casos é diagnosticada quando as crianças têm entre 6 e 12 anos de idade.
Os sintomas do TDAH geralmente melhoram com a idade, mas muitos adultos que foram diagnosticados com a doença em uma idade jovem continuam a ter problemas.
Buscando ajuda
Muitas crianças passam por fases em que estão inquietas ou desatentas. Isso é muitas vezes completamente normal e não significa necessariamente que eles tenham TDAH.
No entanto, você deve buscar informações com o professor do seu filho ou com o médico da família se achar que seu comportamento pode ser diferente da maioria das crianças de sua idade.
Também é uma boa idéia falar com seu médico se você é um adulto e acha que pode ter TDAH, mas não foi diagnosticado com a doença quando criança.
O que causa o TDAH?
A causa exata do TDAH é desconhecida, mas a condição inicial é o fator genético.
A pesquisa também identificou várias diferenças possíveis nos cérebros de pessoas com TDAH quando comparadas àquelas sem a condição.
Outras causas para o TDAH incluem:
– Nascer prematuramente (antes da 37ª semana de gravidez)
– Ter um baixo peso ao nascer
– Fumar, ou abuso de álcool ou drogas durante a gravidez
O TDAH pode ocorrer em pessoas de qualquer habilidade intelectual, embora seja mais comum em pessoas com dificuldades de aprendizagem.
Tratamento
Ainda que o TDAH não tenha cura, ele pode ser administrado com apoio educacional adequado, aconselhamento e apoio para pais e crianças afetadas, juntamente com medicação, se necessário.
Alguns sinais de TDAH em adultos:
– Dificuldade em se concentrar
– Dificuldade de concluir tarefas
– Oscilações de humor
– Impaciência
– Dificuldade de manter relacionamentos
Nos adultos, normalmente é notado a agitação e a inquietação como a manifestação da hiperatividade, diferente das crianças pequenas, onde fica clara a hiperatividade motora. Durante a vida adulta fica ainda mais complicado de ser diagnosticado o TDAH, pois esses sintomas podem ser semelhantes a outros transtornos, como o transtorno de humor, o de ansiedade e transtorno por uso abusivo de substâncias. Os médicos precisam buscar informações com a família do paciente adulto e rever registros escolares, para confirmar a existência das manifestações até os 12 anos.
Para adultos com TDAH o tratamento inicial geralmente é com medicação, porém terapias psicológicas também podem ajudar.
Busque orientação com um profissional da sua confiança, o quanto antes iniciar um tratamento, mais qualidade de vida terá.