You are currently viewing Pratique a Gratidão

Pratique a Gratidão

A gratidão vai muito além de um substantivo ou de um obrigado, gratidão é um estado de espírito, é um sentimento, é uma maneira de levar a vida, e encarar o que você recebe.

Como dizia André ComteSponville, “a gratidão é a mais agradável das virtudes; não é, no entanto, a mais fácil”.

Parece simples, mas para algumas pessoas não é tão fácil assim, reconhecer que o outro fez algo para si as vezes mexe um pouco com o orgulho, assim dificultando a gratidão por essas atitudes.

Devemos ser gratos por cada detalhe, por uma conquista, pelo ar que respiramos, por uma dificuldade que passamos, pois através de dificuldades colhemos aprendizado, devemos ser gratos pelos amigos que temos, pelo trabalho, pelo alimento e pelo nosso teto. Seja grato a Deus ou a quem você acreditar que dirija esse universo.

Envie sempre palavras e pensamentos positivos e boas vibrações, tudo que enviamos, que oferecemos, retorna pra gente, de alguma forma, sempre retorna, independentemente de religião ou crença. A gratidão pode causar grandes mudanças, inclusive no cérebro, isso já foi comprovado cientificamente.

A gratidão é uma qualidade diligente, pois retribuímos com ações o que nos é dado. Quando você está se sentindo inteiramente feliz, com bom humor, tudo ao seu redor melhora, essa energia se espalha e beneficia todos que estão próximos de você, até mesmo a um estranho na rua, quando você dá um bom dia com um sorriso no rosto.

Procure praticar a gratidão diariamente.

Faça um pequeno teste, todos os dias, escreva em uma folha três coisas pelas quais você é grato. É como se exercitasse qualquer músculo do corpo. Quanto mais praticar a gratidão, mais a sentirá. São inúmeros os benefícios mentais e de bem-estar, pois ajuda a controlar a depressão, a ansiedade, ajuda a ter um sono tranquilo e profundo e a ter mais satisfação com a vida.

Por fim, que vantagem tem em ser reclamão e orgulhoso? O bom mesmo é ver o lado bom das coisas. Tudo tem uma razão para acontecer. E precisamos entender que não seríamos o que somos, se não fosse o que o universo dispõe para nós.

Deixe uma resposta