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Como a atividade física pode aliviar os sintomas da TPM?

Alguns estudos descobriram que o exercício regular pode aliviar um pouco da dor e do estresse que você pode ter a cada mês durante a semana ou duas semanas antes do período menstrual.

Em um teste, pesquisadores da Universidade de British Columbia, em Vancouver, tiveram oito mulheres anteriormente sedentárias fazendo até 12 quilômetros de corrida por semana durante seis meses. No final do estudo, as mulheres que praticaram a atividade física relataram menos sensibilidade mamária, inchaço e mau humor antes de seus períodos menstruais. Seis mulheres normalmente ativas que não aumentaram o nível de exercício não sentiram alterações nos sintomas pré-menstruais usuais.

Outro estudo descobriu que as mulheres que se exercitavam regularmente sentiam menos dor e depressão antes de seus períodos do que as que não praticavam exercícios .

Como isso pode me ajudar?

O exercício aumenta o metabolismo e melhora a circulação sanguínea . Quando você obtém seu sangue em movimento, ele transporta oxigênio e nutrientes para as células com mais eficiência, para que você se sinta menos lenta. Mas não exagere; Exercícios extremamente vigorosos (como cardio respiratório durante duas horas por dia) podem aumentar, em vez de aliviar alguns sintomas.

A atividade cardio respiratória também pode produzir substâncias químicas cerebrais conhecidas como endorfinas que melhoram o seu humor e proporcionam uma sensação de controle e bem-estar, o que pode ajudar a aliviar a ansiedade, depressão e alterações de humor que você pode sentir a cada mês. Alguns pesquisadores acreditam que a endorfina inibi os desejos por doces.

Qual tipo de atividade física funciona melhor?

Atividades cardio respiratória moderadas, como caminhar, correr, andar de bicicleta e nadar por cerca de 30 minutos, cinco vezes por semana, podem ser sua melhor aposta. Um estudo de três meses com 23 mulheres descobriu que aquelas que participaram de um programa de exercícios cardio respiratório tiveram mais melhora em seus sintomas pré-menstruais, particularmente depressão, do que aquelas que fizeram o treinamento de força. Yoga também pode ser útil. Sua combinação de alongamento suave, técnicas de respiração e meditação pode ajudar a aliviar a tensão muscular, concentrar sua mente e diminuir o mau humor.

A atividade física faz bem para a saúde em geral. Se movimentar é sempre indicado.

Então, não fique parada, veja qual atividade é melhor para você, e comece o quanto antes, busque o melhor para a sua saúde! Cuide se!

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