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Alterações que a menopausa causa em nosso corpo

Toda mulher experimenta sua meia idade de maneira diferente. As mudanças que ocorrem durante esse período, incluindo mudanças no bem-estar sexual, são tipicamente causadas por uma mistura de menopausa e envelhecimento, bem como por estresses e demandas típicas da meia-idade.

A menopausa é o período menstrual final, confirmado após 12 meses consecutivos sem menstruação ou quando ambos os ovários de uma mulher são removidos ou permanentemente danificados. Quando a menopausa ocorre naturalmente (não como resultado de cirurgia ou outra intervenção médica), ela é chamada de “menopausa natural”. A maioria das mulheres experimenta a menopausa natural entre os 45 e os 55 anos de idade.

Perimenopausa é o tempo de transição imediatamente antes da menopausa natural, quando as mudanças da menopausa começam, e inclui os 12 meses após (também chamado de “transição da menopausa”). A perimenopausa pode durar 6 anos ou mais.

Pós – menopausa este termo é usado 1 ano após a cessação da menstruação.

Os sinais físicos da menopausa – também chamados de alterações na perimenopausa – geralmente começam durante os 40 anos de uma mulher, mas podem começar mais cedo.

Muitas mulheres que experimentam a menopausa natural, no entanto, não relatam alterações físicas durante a perimenopausa, exceto por períodos menstruais irregulares que eventualmente param quando a menopausa é atingida. Para outras mulheres, os períodos menstruais irregulares de perimenopausa são acompanhados por ondas de calor, problemas para dormir e / ou secura vaginal.

Aprenda a lidar com as alterações físicas da Menopausa:

Ondas de calor

Pode ocorrer em vários momentos do dia, deixando a pele sempre úmida. Isso acontece porque o hipotálamo (centro de controle de temperatura) está alterado.

Dica: Além de usar roupas leves e ter uma toalha sempre a mão, é de profunda importância a reposição hormonal. Mantenha o ambiente em que estiver sempre arejado, isso também ajudará a se sentir melhor.

Pele seca ou oleosa

Além de seca, a pele também fica mais fina e flácida. Deve ter um cuidado especial, utilizando protetor solar, pois as chances de surgir manchas escuras ou até mesmo câncer de pele é grande, pois a pele fica mais sensível ao sol. Há casos também, de mulheres que ficam com a pele mais oleosa e com espinhas.

Dica: Para pele seca o uso do hidratante corporal após o banho é recomendando, opte pelos que tem protetor solar. Prefira banhos com água fria e evite exposição ao vento.

Para a pele oleosa, é indicado a esfoliação facial semanal, também é muito eficaz a limpeza diária com gel hidratante. E para firmar a pele, os cremes anti-rugas são ótimos aliados.

Os cabelos

Algumas mulheres têm predisposição para a queda de cabelos, nesses casos, o cabelo que caiu não será substituído porque o folículo capilar deixa de funcionar, podendo assim ter o cabelo mais ralo e fino.

Pode também surgir pelos em locais incomuns, como na face, no peito e no abdômen.

Dica: A hidratação semanal com produtos que os deixem úmidos, tipo abacate ou óleo de Argan. Aplicar sérum nos fios úmidos e limpos também pode ajudar a unir as cutículas das pontas do cabelo, evitando assim as pontas duplas e quebradiças.

O acúmulo de gordura abdominal

Com a idade, o metabolismo corporal vai diminuindo gradativamente, e como acontece uma mudança no corpo feminino, nessa fase da menopausa, a gordura que antes ficava localizada no quadril e coxas, passa a ficar depositada na barriga.

Dica: Exercícios aeróbicos são ótimos para a queima de gordura localizada. É recomendado também diminuir o consumo de alimentos ricos em gordura e açúcar.

Uma boa alimentação associada à atividade física ajudará a eliminar a gordurinha indesejada.

Variações de humor

O corpo passa a produzir menos serotonina e dopamina, assim, com essa diminuição de estrogênios o humor também é afetado durante a menopausa.

Dica: O ideal é garantir o bom funcionamento do intestino, porque ele é um dos maiores produtos de serotonina. A prática de atividade física é sempre recomendada, pois aumenta o bem-estar emocional.

Insônia

Com a diminuição do estrogênio, a mulher passa a ter suores noturnos, isso também causa o despertar freqüente. Outro evento que é muito comum nessa época é a síndrome das pernas inquietas, que é bastante incomodo.

Dica: Alguns fitoterápicos podem auxiliar nessas questões, como o chá de passiflora, que acalma e diminui a ansiedade, ajudando a dormir melhor. Tem também as cápsulas de valeriana, que causam efeitos semelhantes ao da passiflora.

Todas nós passaremos por essa fase, precisamos buscar métodos que nos ajudem a diminuir esses sintomas que a menopausa causa, para termos uma vida o mais agradável possível.

Espero que esse artigo tenha te ajudado, ou que ajude em um futuro próximo.

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