Muitas vezes não temos consciência, mas muitas dores que sentimos nem sempre estão ligadas a doenças e complicações físicas.Os músculos ficam tensos quando o corpo está stressado. A tensão muscular é quase uma reação refletida ao stresse.
Numa condição permanente de estresse, o corpo libera mais cortisol do que o necessário, causando um desequilíbrio que, em longo prazo, pode fazer com que o sistema imune não responda mais com a mesma eficiência quando solicitado.
Veja abaixo como lidar com algumas dores e desconfortos no dia a dia:
Dores de cabeça
Apesar de ser uma dor considerada “comum”, a dor de cabeça não deve ser subestimada. Dependendo da forma como este desconforto se apresenta, ele pode ser um sinal de stresse e da pressão que concentramos no dia a dia. Procure aliviar a tensão com alguma atividade agradável ou relaxante.
Dor nas costas
A região lombar e cervical são muito afetadas. A coluna é responsável pela sustentação do corpo, por esse motivo, as costas recebem uma maior carga em situações de estresse. Tente aliviar o estresse com alongamentos ou exercícios aeróbios.
Dor no pescoço
Caso você não tenha dormido mal, e sabe que a dor no pescoço não é um torcicolo, esse tipo de dor pode ser causada por emoções negativas que guardamos. O principal motivador para dores nessa região é o sentimento de culpa. Procure libertar-se desse sentimento, perdoando aos outros e a si mesmo.
Desconforto na anca
Se você não fez nenhum tipo de exercício que acarretou a dor na anca, fique atenta pois a ansiedade e o medo do futuro podem causar uma sensação dolorosa ou desconfortável nessa região do corpo. Uma dica é tentar ser mais leve e respirar fundo, para ajudar no controle da ansiedade.
Dor que provoca fadiga
Precisamos nos permitir descansar mais. Com a sensação de dor, o corpo começa a nos mostrar que precisamos de uma pausa. Devemos tentar nos dar umas folguinhas a mais e aprender a relaxar.
O que deve fazer inicialmente é, estando estressado ou não, investigar o motivo da dor. Isso é fundamental, se sua dor for constante. Investigar a origem é primordial para obter a cura. Só a partir de fatos reais, poderá ser realizado um tratamento adequado.
Existem técnicas de tratamento alternativo e complementar que podem suavizar as dores lambares, causadas pela tensão nervosa. Algumas terapias, como a Terapia de Bowen é uma excelente aliada.
Se você tem alguma experiência com dor ocasionada por estresse, comente aqui em baixo!