You are currently viewing 5 maneiras de melhorar a qualidade do sono

5 maneiras de melhorar a qualidade do sono

Uma boa noite de sono é tão importante quanto o exercício regular e uma dieta saudável.

Pesquisas mostram que o sono ruim tem efeitos negativos imediatos sobre seus hormônios, desempenho físico e função cerebral. Se você quer otimizar sua saúde, então ter uma boa noite de sono é uma das coisas mais importantes que você pode fazer.

Aumentar a exposição à luz do dia

A luz solar natural ou a luz intensa durante o dia ajudam a manter o ritmo circadiano saudável. Isso melhora a energia diurna, assim como a qualidade e a duração do sono noturno. Em pessoas com insônia, a exposição diurna à luz do dia melhorou a qualidade e a duração do sono. Também reduziu o tempo necessário para adormecer em 83%.

Um estudo semelhante em adultos mais velhos descobriu que duas horas de exposição à luz durante o dia aumentaram a quantidade de sono em duas horas e a eficiência do sono em 80%.

Embora a maioria das pesquisas seja em pessoas com problemas graves de sono, a exposição diária à luz provavelmente o ajudará mesmo se você não tiver dificuldade para dormir, mas terá mais qualidade no sono.

Não consuma cafeína no final do dia

O café estimula o sistema nervoso e pode impedir o seu corpo de relaxar naturalmente à noite. Em um estudo, o consumo de cafeína até seis horas antes de dormir piorou significativamente a qualidade do sono.

A cafeína pode permanecer elevada no sangue por 6 a 8 horas. Portanto, beber grandes quantidades de café depois de 3-4 horas não é recomendado – especialmente se você é sensível à cafeína ou tem dificuldade para dormir.

Relaxe e limpe sua mente na noite

Muitas pessoas têm uma rotina pré-sono que as ajuda a relaxar. As técnicas de relaxamento antes de dormir demonstraram melhorar a qualidade do sono e são outra técnica comum usada para tratar a insônia Terapias naturais também são muito procuradas para auxiliar no sono.

Terapias, como a de Bowen, por exemplo, proporcionam um relaxamento profundo, logo na primeira sessão, estabelecendo assim, uma conexão corpo e mente, e produzindo uma prazerosa sensação de bem estar e leveza.

Os efeitos, após a sessões, ajudam as pessoas a terem sonos melhores e reparadores.

Otimize seu ambiente de quarto

Muitas pessoas acreditam que o ambiente do quarto e sua configuração são fatores-chave para conseguir uma boa noite de sono.

Esses fatores incluem temperatura, ruído, luzes externas e arranjo de móveis.

Numerosos estudos apontam que o ruído externo, muitas vezes causado pelo tráfego, pode causar problemas de sono e problemas de saúde a longo prazo.

Para otimizar o ambiente do seu quarto, tente minimizar o ruído externo, a luz e as luzes artificiais de dispositivos como despertadores. Certifique-se de que seu quarto é um lugar calmo, relaxante, limpo e agradável.

Não coma até tarde da noite

Consumir uma refeição grande antes de dormir pode levar a um sono insuficiente e a uma interrupção hormonal. No entanto, certas refeições e lanches algumas horas antes de dormir podem ajudar.

Uma refeição rica em carboidratos ingerida quatro horas antes de dormir ajudou as pessoas a adormecerem mais rapidamente.

Curiosamente, um estudo descobriu que uma dieta baixa em carboidratos também melhora o sono, indicando que os carboidratos nem sempre são necessários – especialmente se você está acostumado a uma dieta baixa em carboidratos.

Espero que tenha gostado do artigo! Se tiver sugestão de algum tema que possa te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz, deixa aqui nos comentários.

Até o próximo!

Deixe uma resposta